terça-feira, 28 de julho de 2009

Reafirmando o Pit Bull

Um tempo atrás fiz um post sobre minha opinião acerca de cães de grande porte, e ilustrei com o Pit Bull, que apesar de ser de médio porte, entra na minha classificação de cães com "alto potencial de dano". Além dele, a lista possui o Rottweiler, o Dogo Argentino(que eu acho lindo! - foto), o Fila Brasileiro, o Cane Corso, o Mastin Napolitano, o Dobermann, o Dogo de Boudeaux para citar alguns.

A minha tese é simples, cães com "alto potencial de dano" não devem ser criados aleatória e indiscriminadamente. Devem ter sua população controlada e os criadores devem ter regras específicas para adestramento.

Os cães são animais maravilhosos e quando bem criados são fiéis e valorosos amigos por toda a vida. Mas, ao contrário da onda "pet" que vemos, substituindo crianças por cães, os animais são criados de forma errada. Constantemente vemos cães tratados como gente e isso é ruim para as pessoas e muito pior para o animal. Cão deve ser tratado como cão para que ele próprio seja feliz. Deve ser adestrado e deve entender que é o último na hierarquia da casa. Ao contrário do que pensa o senso comum, os cães não modificam em quase nada a seu comportamento natural. O casamento entre "humanos e cães" dá certo a milhares de anos porque nossa organização social/familiar é parecida com a deles e por isso eles "adaptam-se" a nós. Na natureza os canídeos vivem em grupos com hierarquia rígida. Para viver bem e não ferir nenhuma criança ou membro da família o cão deve entender que ele é o mais baixo na hierarquia da casa. Qualquer dominância que seja permitida ao cão vai resultar em mordidas. E por isso, criar errado um Chihuahua traz riscos muito menores que criar errado um Grande Cão Japonês(foto).

Exemplifiquei o Pit Bull(foto) porque acho que ele é especial. A tolerância dele em relação a dominância parece ser menor. Um leitor anônimo contribuiu aqui ontem discordando de mim, agradeço a atenção por ter comentado, fico feliz, mas continuo pensando o mesmo. Além da associação criminosa da imagem da raça ao "bad-boylismo" e a agressividade, os Pit tem um histórico grande de ataques inesperados. Os mais fracos são alvo comum da raça. Em meu favor se afiguram (no dia de hoje) 112.000 entradas de matérias associadas ao tema "Ataque Pit Bull" no GOOGLE. As histórias se repetem. Vítimas preferenciais... Crianças e Idosos. O destaque é que crianças costumam ser atacadas na presença de adultos, quando os adultos nada sofrem.

Volto a afirmar, há raças que não dever ser criadas indiscriminadamente. Nem devem estar em local público sem focinheira e sem ser conduzido por um adulto habilitado.

Para ter uma arma... precisa de porte. Para guiar um carro... precisa de habilitação. Para se ter um cão com "alto potencial de dano"... tem de ter "porte".