segunda-feira, 13 de julho de 2009

O FODÃO!!!!!

Falando de torcidas de Futebol e relembrando o caso Ronaldo Nazário, quando afirmou que as pesquisas estavam erradas ao apontar o Flamengo como a maior torcida do Brasil pois o Corinthians tem maior torcida, preciso destrinchar o tamanho da imbecilidade que ele falou.

A nota triste é que a famosa travesti Andréia Albertini, aquela mesma que foi contratada para um programa pelo Ronaldo, morreu de complicações associadas a AIDS na semana passada. Não brinquei com isso aqui porque não é engraçado a morte de alguém.

Voltando a torcida do Flamengo, seu maior patrimônio e razão de sua grandeza podemos afirmar algumas coisas.

Primeiro fato é que a mais de 30 anos, diversos centros de pesquisa fazem com certa regularidade uma pesquisa sobre o tamanho das torcidas de futebol(e consequentemente o tamanho do mercado). Em todas elas... sem exceção o Flamengo figura no primeiríssimo lugar da preferência Nacional. Mesmo antes da famosa "Era Zico", já possuíamos uma massa magnética impensável. Essas pesquisa são realizadas com diferentes metodologias e a verdade incontestável é que, em todas as metodologias aplicadas, o Mengão está sempre à frente dos demais. Elas foram feitas sob a solicitação de diferentes contratantes, como Lance, Folha de São Paulo, Rede Globo dentre outros, o que descarta a idéia de que servem para oficializar a vontade do contratante. Nunca estivemos em uma colocação outra que não o topo!

As três maiores torcidas do Brasil são: Flamengo, Corinthians e São Paulo, nesta ordem. Contudo O Mais Querido, sempre figura com quase 50% a mais torcedores que do Vice Corinthians e mais que o dobro da torcida são paulina que aparece em terceiro. Vale ressaltar que quase 50% dos fluminenses são Flamengo. Repito, quase a metade de toda a população do estado do Rio de Janeiro é Rubro Negra. O Corinthians só consegue ter 30% dos paulistas sob suas cores. Outro marcador interessante é que o Flamengo é a 5º maior torcida do estado de São Paulo, atrás dos 4 grandes times tradicionais do estado.

Ampliando a reflexão sobre fronteiras, a torcida do Fla é 3x maior fora do Rio do que mesmo em seu estado natal. São mais de 25 milhões de torcedores fora das fronteiras cariocas. Temos mais de 20% de todos os torcedores do norte/nordeste enquanto o Corinthians tem menos de 10%. Por sinal, nesse aspecto (torcida fora do estado de origem) o vice não é o Coringão... é o nosso querido e amado vice, o Vasco da Gama. Nas mais fantásticas estimativas o Corinthians pode superar o Flamengo, é verdade... daqui a 40 anos, no mínimo, desde que o Rubro Negro faça muito pouco e o paulista faça muito.

A única vantagem que dispõe o Corinthians em termos de torcida sobre o Mengão é o número absoluto de torcedores da Região Sudeste, onde tem vantagem. Atenção... a força do Flamengo é e sempre será o Norte/Nordeste! Temos, em números absolutos, a dianteira em todas as faixas etárias, e times tradicionais como Botafogo e Santos tem sofrido ao longo dos anos com o envelhecimento de sua torcida, com pouca renovação.

Pensando apenas em fronteiras nacionais agora. Temos as maiores torcidas do mundo em países em desenvolvimento e de língua latina. As cinco maiores torcidas de futebol do planeta em números brutos em cada país são na ordem: 1º Flamengo(Brasil) com 32,6 milhões, 2ºChivas(México) com 30,8 milhões, 3º América(México) com 26,4 milhões, 4º Corinthians(Brasil) com 23 milhões e 5º Boca Juniores(Argentina) com 16,4 milhões. Depois temos Juventus(Itália), São Paulo(Brasil), Milan(Itália), Real Madrid(Espanha) e River Plate(Argentina) fechando as 10 mais. Times ultra ricos e conhecidos figuram bem atrás, como o Barcelona(Espanha) na 17º posição, a Internacionale(Itália) em 20º posição e o Manchester United na 24º posição. Não há pesquisa mundial desmerecendo as fronteiras dos países e isso atrapalha um pouco os times da Inglaterra, Espanha e Itália que possuem muitos fãs na África e Ásia. Mesmo assim a diferença entre o Flamengo e o Manchester United é uma "merreca de torcedores", algo superior a 28 milhões de torcedores. É mole?

Na real, o Flamengo não precisa se preocupar com o Sport Club Corinthians Paulista e sim com o Chivas do México. Esse sim pode nos ultrapassar.

Comparando a países a torcida flamenga sozinha poderia facilmente povoar territórios como o da Argélia, ou Canadá, ou Peru ou ainda, Austrália. Excetuando Brasil e Argentina somos mais populosos que todos os demais países sul americanos. Somos 3x maiores que Portugual e 6x maiores que a Dinamarca e 30x maiores que a Jamaica. Poderíamos também colonizar ao mesmo tempo a Grécia, a Bélgica e a Suécia e ainda ficaria gente de fora...

Tudo pode ser visto nos estádios, onde somos líderes absolutos de média de público desde 1971(quando começou a ser medido) enquanto o time do Ronaldo é meramente o 4º colocado.

Para finalizar... o potencial anual de mercado em termos econômicos do Clube de Regatas Flamengo é de 269 bilhões de reais (BILHOES!!!) mais de 60 bilhões a mais que o segundo colocado e mais de 100 bilhões a mais que o terceiro.

Esses dados são baseados em diversas fontes nacionais e internacionais entre os anos de 2004 e 2008. No Brasil temos a Datafolha, CNT/Sensus e IBOPE. E agências internacionais responsáveis por dados de outros países como a Equis Investigación Social, o Centro de Investigaciones Sociológicas, o Sportfive, o Instituto Demos-Eurisko, a Video Research Ltd., o Grupo Reforma, a Roy Morgan International, o Institut National de la Statistique et des Études Économiques (Insee) e a TNS-NIPO. Tá bom pra ti?

Vamos falar sério, um homem que não diferencia uma mulher de um travesti sabe lá diferenciar tamanho de torcida? (piadinha infame, mas eu não resisti kkk) Francamente senhor Ronaldo, vá cuidar da sua vida e deixe o Flamengo em paz... seu parvo ignorante!
O famoso - clica que amplia
P.S. Agradecimentos a Globo.com, ao Marketing do Flamengo, ao Lancenet e ao Urublog, que mesmo sem querer coloboraram rsrsrs

2 comentários:

Lica disse...

Clap, clap, clap... Bravo! Bravíssimo!

Luciana Nepomuceno disse...

Deixa o despeito do bichinho...bem que ele queria jogar pra nós...