segunda-feira, 20 de julho de 2009

EUA - Bush - CIA - Terror - Democracia

Neste mês de Julho, veio a tona uma nova "delicadeza" do governo Bush. Dick Cheney, então vice- presidente americano arquitetou com a CIA um plano anti-terror... secreto! O plano em questão esteve apenas sob ações de planejamento, preparação e treinamento desde 2001 e prometia aniquilar as "raízes" do terrorismo que assolaram os EUA com o 11 de Setembro. O problema mesmo é que esse projeto era secreto a todos, enquanto as leis americanas decretam que os Comitês de Inteligencia da Câmara e Senado tem de ser plenamente informados sobre esse tipo de ação.
- Tu sabia disso? Os Senadores e Deputados americanos também não!

Clica que amplia - malvados.com
O novo governo mandou suspender o programa, mesmo não sabendo direito o que é. Fez bem! Ponto pro Obama!

Mas a questão que me mobiliza não é exatamente essa, é a demonstração de alheamento do povo americano. Tento explicar.

O governo de Bush filho foi uma tragédia absurda. Uma farra de gastos infundados, guerras desnecessárias e medidas equivocadas. Gafes diplomáticas, arrogância, desrespeito e desinformação viraram regra no governo americano. O tal autorizou tortura em Guantânamo, alimentou a indústria armamentisca como nunca antes, "ajudou" muitos "amigos" em empresas texanas, levou a morte a outros países com objetivos econômicos, mentiu descaradamente, omitiu, divulgou documentos falsos, levou a economia americana a um vetor decrescente com um défict público inigualável e uma crise econômica mundial. Resumindo esse cara só fez MERDA!

Mesmo assim os americanos o reelegeram, e validaram um roubo histórico na sua reeleição, diante de John Kerry, e até hoje permanecem quietos frente a tudo o que houve. Melhoraram consideravelmente com a eleição do Obama mas, como já falei aqui noutro post, a minha opinião sobre sua eleição é diferente da maioria.

Tudo isso reforça a minha idéia a muitos mil quilômetros de lá... Aos Norte Americanos(cidadão médio) pouco importa quem está no poder e o que ele faça, desde que proteja o "estilo de vida americano". Que significa, ser rico, consumir muito, comandarem a política internacional e terem força suficiente para decidir "no braço" com qualquer um que se meta a besta. Ou seja, que não mude nada... e que se f*** a ecologia, a humanidade não americana, os direitos internacionais, a infância na Ásia, as populações Africanas e assim por diante.

Esse plano secreto é mais uma conta no rosário gigante de arbitrariedades da era Bush. São coisas que, numa democracia madura, deveriam ser alvo de grande estardalhaço e todas as CPI que se pudesse imaginar. Mas parece que Pizza não é exclusividade Brasileira.

Nenhum comentário: