segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Maio de Déborah...

Tenho uma amiga... que se chama Déborah Barbosa... ele é bem querida... mineira, que mora em São Paulo e adora o Ceará (ai dela se não adorar kkk)... transcrevo aqui a seguir seu mês de maio... aí vocês vão entender porque eu gosto dela...

"Mês de maio...

Antigamente, como disse a maravilhosa Adélia Prado, em maio "eu virava anjo".

Eu também virava anjo no mês de maio. Era uma preparação longa... lá na Igreja dos Capuchinhos da Patos de minha infância... eu ia aos ensaios durante um ano inteiro: "há treze de maio... no céu aparece a Virgem Maria... no céu... no céu..."
Era uma disputa entre os "anjos" quem tinha a asa mais bonita e o vestido com as mangas mais longas. Nós, os "anjos" fazíamos competições para verificar quem era mais "bonito". A manga que coubesse mais braços dentro - tipo uns cinco - era uma longa manga de vestido e por isto o vestido era belo e por isto você era um anjo belo. Naquele tempo importava ganhar "palmas" para colocar do lado da santa, e era o momento máximo a coroação da santa, que nós os "anjos" disputávamos também. Só três anjos coroavam a santa no dia 13 e os outros eram apenas o coral. Para minha tristeza e nostalgia voltei lá nos capuchinhos anos depois e tinham inventado um fio elétrico, com uma pomba elétrica, que levava a coroa da porta da igreja até a cabeça da santa. Pensei: robotizaram os "anjos"... Uma pena. É o nosso mundo.

Um ano eu consegui estar ao lado direito na coroação, era um dos três anjos. Minha mãe tadinha, penava para pagar o vestido e as asas, que na verdade determinavam quem ia coroar pois tinham que ser os mais bonitos. As asas bonitas e cheias de penas eram muito caras. E os anjos maus arrancavam nossas penas quando virávamos as costas para ganhar a disputa. Lembro de catar as peninhas brancas e reinseri-las cuidadosamente na armação de filó. Mamãe também sentia não ter tido ao menos uma vez sequer um fotógrafo (naquela época era fotógrafo, pois poucos podiam ter máquina fotográfica) amigo para tirar uma foto minha de anjo. Fiquei sem foto, só para montar no arsenal de minha vida a história que parece agora inventada de que um dia fui anjo. Realmente não combina mesmo comigo... hehehehehe. Era caro ser anjo - engraçado. Eu sempre fui teimosa. Na igreja diziam que eu não podia participar por meus pais não serem casados na igreja. Imagine só... eu era "rato de igreja" ... Ai me deixaram ficar de tanta insistência, por causa de minha "comadre" Cecíllia que era uma "carola" e pediu para deixarem eu entrar no grupo de catecismo e dos anjos... Ai era outra teimosia querer ter o vestido com a manga mais longa e as asas mais cheias de penas... Sem foto fui... coroei a santa do lado direito.

Tenho foto vestida de diaba... rs... Era uma festa de aniversário do Fabrício e minha amiga Cris me emprestou a fantasia de diaba... Eu tava linda... Rs...
Mas garanto que fui anjo!

Mês de maio, agora que não viro mais anjo...
Um pouco nostálgico... nota-se né?
Maio é também mês das noivas, do dia das mães e eu aqui a pensar em anjos, diabas, noivas e mães...

Como toda pessoa de "altos e baixos" passei o mês assim em altos e baixos. Início do mês - mamãe veio me ver e ela não estava muito bem. Foi ruim não ter ainda um bom carro, um bom plano de saúde e grana para o que precisasse.

Meio do mês - trabalho no RJ. É lindo ir ao RJ. Andei 4 horas pela praia de copacabana: se eu morasse naquela cidade caminharia mais... Apesar de amar SP, caminhar na Sumaré é bem diferente do que na orla... Ainda caminho pouco por aqui.

Estou a todas com minha dieta eterna como disse o Armando certa vez: dois passos para frente e um para atrás...

Assim também vai a tese. Agora comprei uns livros nos sebos - livros bem legais e antigos que estou devorando. Uns sobre história e outros de Psic. Educacional. Queria poder ficar o dia todo lendo, mas tenho que lavar a casa, os caes, a roupa, colocar e tirar do varal...
Como diz meu amigo Walter: histérica reclama mesmo...

Mas é que este mês é sempre difícil para mim, embora ache que reclamo muito mesmo... tenho tentado melhorar.

Para piorar Olga no cio e Nino louco esta semana: o bicho emagreceu pois nao come a uma semana, só chorando pelo carinho dela, coitado. Vou resolver isto logo, logo... castrando o bicho, mas vai ser o jeito.

No mais escrevi bastante, fiz banners para o CONPE e estive na USP, na PUC e IPPEE. Faço votos de que no próximo maio esteja eu menos melancólica.

Que os anjos digam amém."

Resta-me apenas dizer amém a ela.

Nenhum comentário: