quinta-feira, 25 de junho de 2009

Korea do Norte

Alguns dias atrás abordei a triste história Koreana que foi dividida arbitrariamente por ideologias e poderes de outros países no fim da segunda guerra. Acredito que esperei amadurecer(ou apodrecer, talvez) minhas idéias sobre a crise atual.

O norte koreano foi dominado por décadas pelo General Kim Il-sung (foto) que resultou num país empobrecido, corrupto e isolado. Após a morte do velho ditador assume seu filho Kim Jong Il que além de muito menos habilidoso que o pai, é um filhinho mimado no modelo clássico.

Kim Jong Il(boneco) é apreciador de bons wiskys, de bons perfumes e de comidas sofisticadas. Usa sapatos com salto plataforma feitos por encomenda na tentativa de parecer mais alto(além de usar os cabelos espetados para cima). Vive num luxo que contrasta com seus trajes oficiais de cor cinza e com a enorme pobreza do país. O que ele quer, lhe dão, e ele quer cada vez mais.

A Korea do Norte tem um dos maiores exércitos do planeta e, apesar de mal armados, usam de seu poder militar para chantegear os países vizinhos. Não satisfeita com o "apurado" nas constantes chantagens sobre a Korea do Sul e Japão, agora, quer mais, como de costume.

A grande diferença é que esse protótipo de rei nanico possui armas nucleares e mísseis que podem levá-los aos vizinhos. A tecnologia é fruto da cooperação com Rússia, China e Paquistão, direta ou indireta ao longo dos anos.

Toda semana notícia de nova pressão estabelecida na política internacional. Ninguém em sã consciência poderia chamá-lo de lunático na minha opinião, mas de destemperado sim. Como toda criança mimada, não conhece limites claros e muito menos compreende a extensão de suas ações. Eu duvido que haja guerra. Os EUA estão com medo de quebrar e não vão levar sua enorme máquina de guerra para lá... apenas pela contabilidade da planilha de custos. Rússia e China são vizinhos e vão continuar cedendo e o sul koreano e o Japão vão continuar reclamando e alimentando Kim Jong.

ELE QUER MESMO... É APARECER!!!
"PRO PAPAI VER COMO SOU MAIOR QUE ELE!"

Um comentário:

Luciana Nepomuceno disse...

Triste situação a do nosso mundo em que nanicos (de espírito, não de tamanho) podem ameaçar o bem estar de tantos