quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cuba

Cuba foi colonizada(dominada) pela Espanha até 1898. Conseguiu a "independência" graças a guerra entre Estados Unidos e Espanha. Depois disso passou a protetorado americano e desde então sofreu com regimes ditatoriais e intervenções de outras nações, principalmente os EUA. Importante dizer que o povo Cubano já tentava tornar-se independente a tempos.

Em 1933 Fulgêncio Batista(foto) ascendeu ao poder em Cuba devido a um golpe militar(aplicado em outra ditadura) conhecido como a "Revolução dos Sargentos" e ficou orbitando o poder desde então como ditador, presidente, ministro ou colaborador ate dar um novo golpe em 1952 e fixar-se no poder.

Em 1959 Fulgêncio Batista é derrubado por Fidel Castro(foto com Che), na "Revolução Cubana", que por sua vez se eternizou no poder até hoje.

Em 1961 os EUA apóiam golpe revolucionário para derrubar Fidel. Tudo dá errado, Cuba torna-se Comunista. E no mesmo ano, os EUA declaram um embargo econômico a ilha... que se estende até hoje.
Nesses 48 anos de embargo Cuba tem feito um "se vira nos 30" desgraçado. O país é uma ditadura, não há liberdades, é paupérrimo mas possui experiências esportivas, educacionais e de saúde maravilhosas.

-Sim, mas e daí? Pra que esse post?

Esse post é para destacar o início de um acontecimento histórico. A assembléia da Organização dos Estados Americanos - OEA está prestes a reabrir as portas a Cuba (foi excluída de lá em 1962). Essa é uma ação valiosa pois, além de iniciar o processo que poderá revitalizar o país e melhorar a vida dos cubanos, representa uma correção histórica de um erro que se mantém apenas por orgulho norte americano. Cuba a muito tempo não é mais uma ameaça aos EUA. O embargo permanece apenas para provar o poder norte americano.

Para mim ditadura é ditadura... independente da cor da ideologia dela. Sou contra! Porém o caso de Cuba sempre foi arbitrariedade das mais obscuras. Sempre foi "o sujo falando do mal lavado"! Essa é uma vitória da sanidade mental da política internacional.

Contudo, é só um passo... precisamos dos outros Obama!

2 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

Sou fã do Obama! E sua fã, mas isso você já sabia!

Contra a Maré disse...

Não sei se sou fã dele... eu simpatizo com ele... já é alguma coisa, claro rsrsrs