quarta-feira, 3 de junho de 2009

Depende dos Olhos de quem vê...

Ainda sobre a tragédia e sem nenhum desmerecimento da dor das famílias, amigos e conhecidos que estavam no avião desaparecido.

Quero aproveitar para ressaltar outra coisa. Quero apontar para a mídia brasileira e mundial.
Primeiro dizer que uma coisa só dá "IBOPE" se for com famosos ou pessoas ricas, no mínimo com pessoas jovens, formadas e de pele clara.

Permitam-me tentar explicar com exemplos. Leva meses ou anos para que um hospital público, que esteja em precárias condições de funcionamento vá parar no noticiário. No entanto, quando faltam leitos de UTI, isso rapidamente é noticiado como "caos na rede pública de saúde". E o triste e absurdo caso da menina Isabela que, ao que tudo indica e eu acredito, foi morta pelo pai e madrasta e jogada do prédio. Aquele caso gerou muita comoção. Porém, no mesmo mês foi noticiado com menor estardalhaço (nota de rodapé), vários outros casos semelhantes... no Rio Grande do Sul, Minas, São Paulo, Fortaleza e Recife... dos que eu lembro. E casos como esse, infelizmente, são comuns.

Posso enumerar muitos outros exemplos, mas o importante para mim é refletir... porquê? Qual o divisor, qual o princípio? A minha resposta é simples... a mídia é feita para a burguesia e nobreza, nunca para a população. E dessa forma só há identificação presumida se acontecer com gente burguesa... bonita, limpa, pele clara, formada e rica. Dessa forma o filho negro que é espancado num barraco até a morte não é tão aviltante quanto uma menina branca, assassinada por "pessoas respeitáveis".

O trágico acidente da Air France segue o mesmo princípio, dá notícia porque só tem gente "rica e importante" no vôo sem escalas entre Rio de Janeiro e Paris. Dá notícia em todo mundo porque estava cheio de... europeus. E toda mídia, brasileira e estrangeira trata como acidente e aguarda os laudos técnicos. Tratam como catástrofe e dão cobertura significativa por todo mundo.

Parece-me, que se fosse um novo acidente com uma aeronave brasileira... já teriam um monte de teorias de erro humano, falha de equipamento, falha de manutenção, incompetência do controle de vôo e por aí vai. Basta lembrar como foram tratados pela mídia internacional os pilotos americanos do Jato Legacy que causou o acidente com o avião da gol... eram os coitadinhos.

Nenhum comentário: