Primeiro é importante qualificar o que significa uma Pandemia. Em relação a contágio e disseminação de doenças temos três classificações básicas. Endemia, Epidemia e Pandemia.

A OMS possui 6 níveis de precaução para infecções graves. Fase1 é quando tá tudo ok. Fase 2 é quando algum novo tipo de vírus pode afetar humanos. Fase 3 é quando algum tipo de vírus é transmitido a humanos por outros vetores (animal ou alimentar). Fase 4 é quando é descoberta a possibilidade de transmissão da infecção entre humanos. Fase 5 é quando há transmissão entre humanos e se transforma na principal forma de contágio. Fase 6 é quando a infecção se alastra tendo vários focos em diferentes regiões. Estamos na Fase 6, quando é declarada a Pandemia.
Só que o Post foi para falar do anúncio da "Vacina" e não sobre epidemiologia.
O reclame da Novartis AG, na prática, não muda nada de imediato porque o primeiro lote será exclusivo para testes e na melhor das hipóteses poderá ser aprovado com diferentes níveis de eficácia em no mínimo 60 dias. A única coisa em questão no anúncio é marketing. É uma tentativa de garantir mercado e potencializar a marca. Normalmente o anúncio só é feito após os testes e aprovação. A confiança, a necessidade e a concorrência são tantas que estão anunciando quase um protótipo já informando a construção de uma nova fábrica para produzir o químico.
Digo uma coisa, se tem alguém que não deveria pegar fila na entrada do Inferno são os executivos da Farmacêuticas. A Dra. Márcia Angell, que é Professora de Medicina Social de Harvard, a um bom tempo nos premia com informações e dados interessantes sobre o mercado de medicamentos.

Fato é que as novas drogas médicas são cada vez mais caras que as antigas e justifica-se esse ágio pela "caristia" das pesquisas, porém a mais de uma década essas empresas gastam mais com marketing do que com pesquisas. Isso mesmo, gastam cerca de 15% do seu orçamento com pesquisas, bem menos que com propaganda e administração.

Outro fato importante é que qualquer TOP10 de empresas mais lucrativas do planeta tem em sua composição, boa parte de Farmacêuticas(lideraram o ranking durante décadas). Em média elas lucram 3x mais que outros tipos de negócios.

Porém, contudo, todavia, entretanto... é com pobre, e isso definitivamente não dá IBOPE, se ainda fosse um acidente só com pessoas distintas(ricas!), era manchete no mundo todo, causando indignação e comoção.
Os remédios são importes e as vezes vitais, mas SAÚDE não pode ser NEGÓCIO.
Um comentário:
Então pandemis é o que está se tornando seu blog, hehehe
Postar um comentário