segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"Brasileiros Internacionais"

E volta e meia retornamos ao ponto de debate sobre os Brasileiros que são barrados em outros países nos aeroportos e mandados de volta ao Brasil. Eu também retorno brevemente a esse tema.

O embaixador Eduardo Gradilone, ouvido pela Globo.com, explica que: “O direito internacional garante que você possa sair do seu país e voltar a ele, mas não garante o direito de entrar em um outro país. Mesmo que a pessoa tenha visto, é a autoridade migratória que decide se ela entra ou não”.

Ele também disse que o Itamarati acredita que entre 50% e 70% dos Brasileiros estão de forma ilegal em outros países e que isso atrapalha nossa imagem como turista visitante. Fez ainda uma reflexão muito boa quando falou: “O Brasil está acostumado a receber os europeus, a ter uma política liberal. Somos acostumados a tratar a imigração como uma coisa positiva e para nos é um choque, um paradoxo, sermos barrados em aeroportos europeus”.

Tudo bem até aqui. A casa é deles e por isso eles tem o direito de definir quem eles querem ou não lá. O que eu acho que eles não podem fazer, e isso me deixa indignado, é tratar mal um cidadão brasileiro sem motivo ou mesmo com motivo. São muitos casos de pessoas que são humilhadas e submetidas a condições degradantes nos aeroportos da Europa, principalmente. Não quer receber, ok, tá no teu direito! Trancar numa sala sem banheiro e alimentação adequada por até 72 horas, não pode!

O que me deixa fulo da vida é que quando um estrangeiro vai preso aqui no Brasil e recebe até tratamento melhor que os nossos, isso gera profunda indignação na imprensa estrangeira. As duas inglesas que tentaram dar um golpe na seguradora aqui no Brasil e foram presas, são tratadas quase como mártires pelos tablóides ingleses. Que saco!

P.S. E lembrei agora de um Italiano que cismou de andar nú na rua. Foi detido, liberado e na mesma noite... saiu nú novamente. Antes que a pergunta ocorra(se ele é louco?) a resposta é não. E estava drogado? Bêbado?A resposta é talvez ou ainda, um pouco. Mas afinal porque ele fez isso? Porque acha que pode! Que aqui não tem moral. Por falar em Italiano... meu Pai amado, os que vem pra cá, em sua grande maioria, mereciam uma mão de pêa caprichada nos beiço de cada um! Eles tem a mais absoluta certeza de que as mulheres de todo o Estado estão incluídas no pacote de viagem! P*** M****!

Nenhum comentário: