terça-feira, 25 de agosto de 2009

Arte "inteligível" x Arte imediata

Eu tenho absoluta certeza de uma coisa, eu sou um completo ignorante no que diz respeito a Arte e sua erudição. Tanto a moderna, quanto a antiga ou a contemporânea. Para mim cubismo, concretismo, pelegismo, ostracismo, vermelhismo e todo e qualquer movimento de arte que se possa imaginar representa quase nada.

Contudo, a Arte me toca. Na qualidade de leigo eu afirmo que uma arte, para ser Arte tem de ser absoluta, imediata, palatável sem precisar de senha. Abomino as artes que precisam de uma enorme legenda, ou de um tradutor... "- Nesta pintura o autor quis representar o ósculo essencial do simulacro da vida urbana em contraponto com o vazio do paradigma humano na contemporaneidade! Podemos sentir pela magnificência de suas cores e texturas que já nasceu clássico em suas ostes!"

Como diria Pedroca(no alto dos seus 4 anos): "- Ora mais que porra!".

Para mim o imediatismo da Arte é importante. A Arte pressupõe contatos de "3º grau". É deparar-se e enlevar-se. A conecção não é cognitiva, é anterior, vem bem antes da idéia, encontra-se perto do aclanto de nossa vida. É lenitivo, é puro Verbo de Ligação.

Adoro a arte, mas quando a entendo, a perco.

















Nenhum comentário: