segunda-feira, 13 de abril de 2009

Raso da Catarina!

Para entender o fato histórico da "Guerra de Canudos" temos de entender direito onde aconteceu.

Raso da Catarina.

O Raso possui mais de 100 mil hectares entre os rios Vaza Barris e o São Francisco e apesar disso é seco que esturrica. Seu lençol freático é profundo e salobro. Durante o dia as temperaturas variam entre 28º e 40º, podendo passar facilmente deste teto em alguns períodos do ano. Durante a noite as temperaturas ficam próximas a 10º. A precipitação de chuva anual média é de 400mm por ano (no sertão do Inhamuns acontece de chover de 70mm numa única "chuva"). O relevo é em "tabuleiro", e cercado e cortado por vales secos e ravinas ("canyons"). A vegetação é composta por cactos e arbustos, apresentando folhagem apenas no período de chuva. A fauna é rica e resistente, composta sobretudo de répteis e aves, possuindo contudo pequenos veados e onças. Resumindo, é um deserto, definitivamente a mais inóspita região do semi-árido brasileiro.

O território é ocupado a séculos pelos índios Pankararés, grandes mestres do deserto. Uma nota interessante é que lá era o principal esconderijo de Lampião quando perseguido.

Assim era o terreno em que o exército regular brasileiro foi lutar contra os sertanejos mais que habituados ao sertão... o resultado já é história.

Nenhum comentário: