sábado, 31 de julho de 2010

Saudade

"O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem aao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenômeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e nocturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada."
As Intermitências da Morte
José Saramago


Esse é meu lamento tardio pela partida do Saramago aos 87 anos. Já tenho saudade e antecipo o vazio quando terminar de ler todos os seus livros, mas não lamentarei porque acho que ele preferiria ir quando fosse o momento. O "facto", é que a humanidade empobreceu sem sua presença.

Um comentário:

Carlos (carncab) disse...

Após longa ausência, é com prazer que volto ao contacto. Recomeço por esta perda em que todos ficamos mais pobres e pequeninos . . As perdas são também oportunidades para recomeços, reencontros e crescimento.