domingo, 24 de maio de 2009

A diferença dos campeões

Eu considero que há dois tipos básicos de desportistas frente a derrota.

Tem o que fica zangado e o que chora.

Nessa tipologia, reconheço que o jogador que fica muito fulo da vida com uma derrota... esse tem perfil de vencedor, esse tem espírito de campeão. Em contapartida os que choram, ficam tristes, se magoam... esses são coadjuvantes, são vítimas. O campeão fica puto porque considera-se destinado e ou merecedor do título. O coadjuvante se chateia porque perdeu um prêmio, é uma espécie de presente que ele ganharia. Obviamente essa não é uma regra universal, mas serve para pensar...

O Técnico do Flamengo... o Cuca, é dos que choram. Além de já termos visto seu chororô, literalmente, vivi uma situação emblemática.

Copa do Brasil, Flamengo x Fortaleza no Castelão, na capital cearense. Precisávamos ganhar. Eu e meus filhos fomos a campo com os jogadores do mais querido... Eis que minha mocinha chegou para o Cuca, já no banco de reservas antes do jogo, e perguntou de forma entusiasmada:
- Vamos ganhar né cuca?
E ele responde de forma relutante e apática:
- Vamos tentar...

Vê se pode... ele precisa de uma Psicoterapia urgente. Esse tempo de Botafogo já passou... tu agora tá no MENGÃO e nossa sina é vencer, vencer, vencer!!!!

Procura um psicólogo CUCA!!!

Olha o meu príncipe no Castelão!

4 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

Sou psicóloga e me ofereço gratuitamente a acompanhar o Cuca enquanto ele estiver no meu Mengo...Quanto aos perfis que venham muitos jogadores inquietos e irascíveis, que venham os que brigam e se enfurecem, como Aquiles diante da morte de Pátroclo!

BotafogoForEver disse...

é impossivel ser positivo com um time que rouba tanto como esse...

Contra a Maré disse...

Prezado BotafogoForEver, só vocês acham isso... toda a crônica esportiva nacional viu as vitórias nas finais dos cariocas como normais... raros casos falaram em contrário. Mas eu concordo com um dizer comum na torcida do Botafogo: "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" rsrsrsrs

Contra a Maré disse...

Conto com vocês contra o São Paulo viu?