terça-feira, 5 de maio de 2009

Gripe

Estamos num momento delicado em relação a nova cepa de gripe (influenza) conhecida atualmente como Gripe Suína. Temos mais de 1300 infectados pelo mundo e milhares em observação. De acordo com a OMS existe a possibilidade real de que esse vírus saia de controle e cause uma tragédia sem proporção em nossa história.

Para quem acha que é bobagem, vou contar sobre outra gripe, que correu o mundo em 1918. A Gripe Espanhola.

Em março de 1918 identificaram formalmente os primeiros casos da doença nos EUA. engraçado é que tudo indica que a mutação ocorreu no sul dos Estados Unidos mas a "culpa" ficou para a Espanha. "Gente chique é outra coisa"! Na europa, 1 mês depois, começaram a ocorrer muitos casos na costa da França antes do desembarque das tropas americanas e inglesas durante a 1ª guerra mundial. A gripe chegou a Espanha e Portugal em Maio. Em agosto, toda a Europa estava assolada pela doença, além da guerra. A Pandemia durou até maio de 1919, tendo três ondas epidêmicas.

O nível de letalidade era entre 6 e 10% dos infectados em média. Afetou 50% da população mundial, sobretudo crianças, jovens e idosos, e matou cerca de 40 milhões de pessoas. O detalhe é que a contagem de casos deve ser muito menor do que de fato ocorreu devido a desestruturação causada pela guerra e a fragilidade do senso e controle de saúde por todo o mundo. No Brasil, tivemos mais de 300mil mortos só nas cidades portuárias, Rio e São Paulo. Levando em conta que a Gripe Espanhola assolou o planeta em 10 meses através, principalmente, de navios, a velocidade de contaminação hoje, é calculada em horas de vôo.

O historiador Pedro Nava, que esteve no Rio de Janeiro em 1918 escreveu: "aterrava a velocidade de contágio e o número de pessoas que estavam sendo acometidas... temível não era o número de casualidades - mas não haver quem fabricasse caixões, quem os levasse ao cemitério, quem abrisse as covas e enterrasse os mortos. O espantoso não era a quantidade de doentes, mas o fato de estarem quase todos doentes,a impossibilidade de ajudar, tratar, transportar comida, vender gêneros, aviar receitas, exercer, em suma, os misteres indispenmsáveis à vida coletiva." (TEIXEIRA, Luiz Antonio. Medo e morte: Sobre a epidemia de gripe espanhola de 1918. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Medicina Social, 1993. 32p. Série Estudos em Saúde Coletiva, n.59.)

A nova infecção é "parede meia" com a de 1918, mas é uma nova cepa. A associação aos suínos não é comprovada, mas é possível. Não quero ajudar a causar alarde, mas temos de acompanhar as informações compreendendo a seriedade do fato. Pensar que é bobagem pode aquietar o coração, mas desprepara o espírito para a necessidade, se for o caso, Deus abençoe que não o seja.
Enfermaria em São Paulo

Nenhum comentário: