sexta-feira, 15 de maio de 2009

Detalhes da Canudos

Belo Monte foi construída sem muita ordem, mas há quem diga que foi intencional, e parecia muito mais uma aldeia Superpovoada que uma vila no modelo europeu como se esperava à época. João Abade, braço direito e chefe militar do povoado era o responsável por orientar a construção das casas, mas o índice de crescimento da vila era surpreendente. A aparente falta de ordem transformava o arraial em algo parecido com as favelas cariocas atuais e criavam verdadeiros labirintos.

Após as primeiras batalhas e as conseqüentes vitórias, "Canudos" e seu Fundador ganharam um aspecto mítico. De todas as regiões do sertão acorriam pessoas para defender o "homem santo" e para "cortar soldado" como eles diziam nas estradas. Isso significava que bem antes de qualquer soldado aproximar-se do Raso da Catarina Conselheiro já sabia de sua incursão, direção, tamanho e intenção. "Canudos" só resistiu tanto tempo pelo seu heroísmo, claro, mas também pela colaboração com informação, víveres e pessoal de todo sertão que vinham acudir Belo Monte. Jagunços de muitas partes chegavam todo dia trazendo seu armamento para defender o "santo" e vinham com o abandono dos pecadores perdoados. Homens duros acostumados a matar pelos Coronéis e que viam no Conselheiro a possibilidade de redenção e purificação.

Outro aspecto fundamental é que a luta no sertão, já a muito se configurava como uma guerra de guerrilha। Herança índia e a muito temida pelas tropas portuguesas. Devemos lembrar que dessa forma nossos índios na chamada "Guerra dos Bárbaros" ou "Confederação dos Cariris" tomaram a capitania Hereditária do Siará Grande (Ceará) pilhando sua capital, Aquiraz, por dois dias. A "Confederação dos Cariris" foi uma união de tribos indígenas para lutar contra os Portugueses do que hoje é o sertão da Bahia até o sertão Ceará, passando por Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte liderados pela Nação Kariri ocorrido entre 1683 a 1713 .

Todas essas características tornaram a vitória duríssima para uma tropa regular. Em outro post abordaremos as técnicas de guerra empregadas na Guerra de Canudos.

Farei um post específico sobre a Guerra dos Bárbaros.


Nenhum comentário: