quinta-feira, 28 de maio de 2009

Korea

Uma das manchetes mais comuns nos dias de hoje é sobre a crise da Korea. Pois bem, quase ninguém entende hoje onde começou essa confusão.

A Korea do Norte é mais uma das "cagadas de pato" que EUA e URSS (Na prática, Rússia) fizeram no pós guerra da 2ª Guerra Mundial.

Com a derrota Nazista, Harry Truman e Josef Stálin só se preocuparam com a divisão dos espólios. Nesse jogo de empurra, o Império Britânico foi para as cucuias e Winston Churchill foi espectador pitaqueiro, tentando defender as sobras e a França, do General De Gaulle, foi ignorada na partilha e o mundo foi dividido. O problema é que nem todo mundo concordou com a divisão feita e em alguns lugares houve discordância, prontamente estimulada pelo "outro lado".

E as imbecilidades foram frutificando nos jogos de guerra entre Russos e Americanos em Cuba, Líbano, Iuguslávia, Israel, Egito, Irã, Iraque, Vietnã, Koréia, Panamá, Afeganistão... Todos submetidos a conflitos revolucionários e separatistas mobilizados pela disputa de influência política entre as duas potências. O povo desses lugares que se f_ _ _ _!!!

Em cada conflito uma "tendência" levou a melhor... e depois de décadas, o "bloco ocidental" assumiu a dianteira devido ao modo de produção capitalista, várias vezes mais eficiente que o método de produção comunista.

E a Korea? A infeliz Korea foi dividida arbitrariamente em dois países, dividindo o mesmo povo. Mas o povo coreano não gostou nem um pouco disso e muitos movimentos foram formados pela unificação. Ocorre, que cada "bloco" entronou em cada lado uma "elite" cooptada, e esse pessoal não largaria o osso!

Houve guerra... o norte invadiu o sul e em poucas semanas conseguiram empurrar a resistência para a ponta da península... estaria tudo perdido se... os EUA, desesperados com a possibilidade de perder "poder", não entrasse diretamente na guerra pelo lado sulista. Aí a maré virou. O sul acabou retomando território e invadiu o norte, que recuou até perto da fronteira Chinesa... estaria tudo consumado se... a China, preocupada de perder um "anteparo" a uma possível invasão americana a seu território, não entrasse com tudo na guerra. A maré vira novamente e é o norte que agora encurrala as tropas Americanas e Sul Koreanas, que reagem e ficam próximas ao paralelo 38 (marco que o país até hoje). Nesse momento os EUA fala mais grosso e ameaça retaliar com as bombas nucleares e a URSS correndo em defesa da China e Korea do Norte ameaça entrar na guerra.

Nesse momento, todo mundo pensa... "agora f_ _ _ _!", e resolveram ficar por nisso mesmo, retornando a posição inicial de divisão do território. Contudo agora é bem pior porque ambos os lados do mesmo povo possuem profundas cicatrizes de guerra. Bem mais de 2 milhões de pessoas morreram nessa brincadeira militar, destes, apenas 50 mil americanos e praticamente, nenhum Russo.

Nenhum comentário: