quinta-feira, 5 de junho de 2008

Pit Bull

Esse é um tópico peludo. Mas minha opinião é clara... não pode ser criado como um animal de estimação comum.

Fatos:
- O cão é lindo. Forte, distribuído e ágil.
- A raça é recente, nem coloração da pelagem definida ainda possui. É aceita quase toda variação de cor.
- Foi desenvolvida a partir de diversas raças com qualidades de combate para rinhas de cães (briga de cães) e também utilizada para proteção contra outros animais de grande porte, como ursos.
- Possui alta tolerância a dor e um certo apego pelas atividades a que foi treinado, mesmo que morra para isso. Digo que ele é obsessivo.
- Tem grande potencial de machucar pessoas e outros animais.
- É considerado um cão da moda bad boy, largamente associado a atitudes agressivas e violentas.

É um animal e necessita ser compreendido em sua natureza. Bem cuidado e educado torna-se um animal gentil e brincalhão, embora continue tendo seu potencial de dano inalterado. No entanto é muito contraditório pois é comum ver exemplares que nunca tiveram de fato comportamentos agressivos atacarem por vezes o próprio dono. A raça foi desenvolvida selecionando os espécimes que relacionavam-se bem com humanos e muito mal com outros animais. Afinal, dentro da rinha tem um juiz que inclusive separa os animais ao fim da luta. Por vezes a rinha acontecia a céu aberto sem proteção para a platéia. Cães que atacavam o juiz ou os espectadores eram imediatamente sacrificados.

A contradição é comprovada rapidamente quando se pesquisa no Google - Ataque Pit Bull. Surgem um monte de matérias jornalísticas mostrando os ataques a suas vítimas preferenciais... crianças e idosos! Casos como o de um casal de idosos que criavam um casal para os netos serem atacados, de crianças conhecidas dos cães serem mordidas e de ataques a crianças acompanhadas dos pais quando só as crianças foram vítmias se destacam aos montes.

A mim, parece que essa raça se apresenta como pouco tolerante a fragilidade. Demonstrações de fraqueza são gatilhos para ataques. Isso é comum quando se lida com onças. Mesmo os tratadores antigos não podem demonstrar fraqueza dentro da jaula sob pena de sofrer um ataque imediato.

Em contrapartida a ferocidade do Pit Bull não é absoluta, o cão de um amigo permitiu a entrada de um ladrão em sua casa sem o menor sinal durante a noite com a família dormindo.

Some a tudo isso a inabilidade tremenda de criadores que não tem conhecimento nenhum de como adestrar um cão. Em geral o cão tem comportamentos ruins porque não foi ensinado a ele a maneira certa de se comportar. As raças caninas são muito hierarquicas e obedientes, bem tratadas elas são leais para toda a vida.

Minha opinião é que a raça representa perigo. Possui um largo histórico de desequilíbrio emocional e de surtos de selvageria. Deve ser excluído dos espaços públicos e criado apenas sob autorização judicial, responsabilizando o dono por qualquer dano que o cão possa praticar, inclusive homicídio. Para isso necessitamos de leis específicas. O cão deve ser adestrado e controlada a sua reprodução. Não dá pra criar indiscriminadamente pois a possibilidade de dano é muito alta.

O mesmo deve acontecer em relação a outras raças, como o Fila Brasileiro, o Doberman, o Rotweiler, o Dogo Argentino, o Mastim Napolitano e vários outros... pois esses, se der alguma coisa errada, pessoas podem ser mortas. Equivale a uma arma... tem de ter porte.


2 comentários:

Anônimo disse...

EU AXO Q VC ESTA MEIO ERRADO EM FALA Q O PIT BUL C PARECE COM UMA ONÇA Q ATACA O SEU PROPRIO CRIADOR EM UM SINAL DE DESCUIDO. A ONÇA TEM POR ESTINTO CAÇAR E MATAR PRA COMER. AGORA O PIT BULL NAO ATACA DO NADA E TBM NAO TEM DESEQUILIBRIO EMOCIONAL
ELE NAO VAI ATACAR C NAO C SENTIR AMEAÇADO.OQ VC IRIA AXAR C TIVESSE ALGUEM Q TE DEIXA-SE SEM COMER PARA BRIGAR COM OUTROS ??AI VC AXA Q A RAÇA É PIT BUL OU DOGO ARGENTINO Q É O PROBLEMA??E Q NAO PD SER CRIADO??DA ONDE VC TIRA ISTO??QM NAO DEVE EXISTIR SAO OS
"CRIADORES" C É Q PD C CHAMAR ASSIM Q NAO TEM NOÇÃO DOQUE ESTA FAZENDO COM O ANIMAL...

Contra a Maré disse...

Meu caro. Não desgosto do animal, apenas considero que ele não é como um Pequinês. Pequinês morde(bochechas em geral) mas o potencial de dano deles é pequeno. Um cão de grande porte mal criado é um risco. em defesa da minha tese tem, no dia de hoje 112.000 entradas de matérias associadas ao tema no GOOGLE. As história se repetem. Vítimas preferenciais... Crianças e Idosos. O destaque é que crianças costumam ser atacadas na presença de adultos, quando os adultos nada sofrem. Agora onde um animal se sente ameaçado por uma criança que não está mexendo com ele, eu preciso entender.