terça-feira, 10 de junho de 2008

Homosexualidade


Aproveitando que toquei no tema. Vamos deixar algumas coisas claras. Homosexualismo não é doença, nem problema e nem opção. Problema é para as pessoas que não conseguem aceitar que algumas outras tem um objeto sexual orientado de maneira "homo-afetiva-sexual". Não que seja fácil. Eu morro de rir e conto piadas infames sobre gays... isso também é preconceito. Xingo as pessoas no transito (não para elas, mas "cá comigo") de "Seu viado!". Chamo a torcida do Fluminense de "Florminense" e a do São Paulo de "Bambi"(que me perdoe minha irmã e meu cunhado... torcedores declarados e queridos)... Mas, não é porque eu tenho um preconceito cultural que eu preciso compreender que é certo pensar assim. Não é! Confesso que falta um esforço maior da minha parte para melhorar.

A sexualidade humana é diversa. E não é só a nossa. Comportamentos homosexuais foram registrados numa infinidade de espécies animais. Mamíferos, Aves, Répteis e Anfíbios... todos tem uma parcela arco-íris. A lógica de que não é uma coisa natural cai por terra... Quer uma coisa mais "natural" que os animais silvestres? E essa pantomima pretensamente religiosa de condenar é balela... dizer que é pecado é um crime. Afinal se Deus criou os animais... que são seres "naturais", obra do criados e sem livre arbítrio, era para eles não fazerem sexo entre o mesmo gênero. Faz sentido? Se fazem é porque... é assim mesmo!!!

Tampouco é escolha. A vida dos gays é bem difícil... tão difícil que muito "escolhem" passar a vida toda fingindo e negando a assumir sua sexualidade. As pessoas gays são gays... desde criança? As vezes sim... mas em geral, o interesse sexual propriamente dito surge na adolescência. Não há problema genético, de criação ou o que seja envolvido no processo.

Engraçado é que o termo mais comum que vem a mente frente ao tema é "sem vergonha" ou "sem vergonhice". A cultura é sábia. Ela não nega o desejo... ela questiona a exposição. Não ter vergonha de mostrar o que não deve ser mostrado.

O que diz que um pessoa é ou não gay não são trejeitos, vozes ou companhias. O que define a orientação sexual da pessoa é seu desejo. Não importa se ele é passivo ou ativo. O que importa é por quem seus olhos brilham, quem desperta o seu desejo. Significa que a sexualidade é definida pelo tesão.

Todos nós podemos encontrar como potencialidade prazer físico com outros humanos de qualquer gênero. Também com animais e alguns objetos. Experiências localizadas também não definem a homosexualidade, se é que ela precisa ser definida. Isso só pra afirmar que não é o comportamento necessariamente que define a sexualidade, mas o desejo.

No entanto, o Transexualismo e suas variantes é considerado doença. E eu concordo. Não sei se dá pra arrumar isso... mas representa um transtorno psico-afetivo grave o fato do indivíduo não se reconhecer no próprio corpo. Esse é o problema e não o sexo entre o mesmo gênero. A maioria dos gays estão bem com seu corpo mas tem tesão por iguais. A matriz de nossa identidade, de nossa personalidade, através da qual experienciamos o mundo é nosso corpo. Se esse corpo, a base do que somos, não corresponde a imagem que eu tenho de mim em nada... eu tenho um problema grave de personalidade. Sou a favor a mudança de sexo, mas com muito critério. Existem casos documentados de pessoas que transformam o corpo durante toda a vida. Nascem homens, mudam de sexo, fazem implantes e viram hermafroditas e por aí vai. Não faz bem a elas.

Resumindo. Ser gay não é problema. Ser ou desejar ser transexual é sinal que precisa de ajuda. Acho que o mundo é colorido e assim sempre será, mas o mundo é predominantemente hétero.

Nenhum comentário: