
Apesar do título não será um tópico rápido.
Primeiro, vamos colocar as cartas na mesa... No Brasil, de acordo com os dados do RENAEST (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito) afirma que em 2006(dado mais recente) cerca de 19.752 pessoas morreram em acidentes de trânsito, 404.385 ficaram feridas (estima-se que 7% destas, ou seja 28.000 pessoas aproximadamente, morrem depois, excetuando as vítimas com seqüelas graves) em 320.333 acidentes de trânsito no ano de 2006. Os números variam a partir de cada fonte, mas acredita-se que em torno de 35 a 45 mil pessoas morram por ano no Brasil vítimas de acidentes automobilísticos. Isso é muito.Oukei(imitando minha cumadre...)! E eu com isso? Esse é um blog de informação em saúde?
Não. Eu quero falar da incoerência, ou melhor... da falta de senso, da posição sonsa que temos formalmente frente a isso.
Qual o nosso limite de velocidade permitido no país?
120 km/hora. Variando de acordo com a rodovia.
Então porque cargas d'água se permite tanta potência aos carros além da clara apologia a velocidade que reina no país?

As campanhas de marketing dos automóveis mais esportivos é muito clara, o foco é quase sempre a potência e a velocidade. Coincidentemente, os modelos esportivos são os principais envolvidos em acidentes fatais. Pensei em colocar algumas pérolas dessas campanhas criminosas (como, "Ou você anda na linha, ou sai da linha com o xxxxx GT"), mas um detalhe que vi é inteiramente ilustrativo desse descalabro. Ao tentar visualizar o site de propaganda de determinado modelo e marca, vê-se a mensagem enquanto espera a página ficar pronta... "Ainda não conseguimos fazer um loading tão rápido quanto o xxxxxx, mas calma..."
A associação desenfreada da potência, elitismo, coragem e masculinidade à velocidade é criminosa. O resultado são muitas mortes de jovens e incautos. Porém a culpa não deve ser atribuída somente ao causador do acidente, mas distribuídas com as montadoras, as agências de propaganda e com o Congresso Nacional. Este último deve agir rapidamente para regular a propaganda. Se correr acima do limite é infração, isso é apologia ao crime... não representa censura.Carro é um meio de transporte, não deve ser uma arma.

P.S. Eu, que não sou perfeito, às vezes exagero, passando do limite de prudência. Mas tenho melhorado, é raro, e comparado ao comum eu sou uma tartaruguinha.
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