segunda-feira, 2 de junho de 2008

A seleção do DUNGA.


Vamos falar sério, pois seleção é algo de grande importância.

Pra ser técnico de seleção o cara não precisa, necessariamente ser um grande "Treinador". Porque? Por que não tem tempo de treinar o time. Um técnico de seleção tem de possuir, antes dessa, outras qualidades valiosas para o cargo. Ele tem que ser bom "Selecionador" e um bom "Tático". nada mais que isso. E vamos acordar, até agora o Dunga provou que não é bom em nenhuma das características acima, pelo contrário, fez muita lambança. É fato que ele leva jeito pra Zagalo, pois tem sorte... mas de resto, só nos faz lamentar.

Existem, basicamente, três formas paradigmáticas de se pensar uma seleção nacional.

Uma é escolher o modelo Tático que se quer jogar e selecionar jogadores adequados para cada função específica dentro da "receita" proposta. Essa é a maneira mais simples... geralmente adotada por várias seleções medíocres e também por campeãs mundo afora. 'Apaga" alguns jogadores mas é eficiente. Exemplo; Brasil de 1994, Alemanha de 1990.

Outra é selecionar os melhores jogadores (que estão no melhor momento) e montar um Esquema Tático adaptado as características deles. Essa é sofisticada e necessita de grande talento técnico ao responsável, costumeiramente adotadas por times fora de série que encantam gerações, contudo, nem sempre ganham. Exemplo; Hungria de Puskas e Brasil de 1982.

A última forma é a mais complicada, e costuma fazer grandes estragos aos incautos. Funciona como um híbrido das anteriores, pensasse num esquema e convoca os melhores jogadores e tenta, em geral inutilmente, adequar o esquema aos jogadores e vice versa... em geral isso termina em desastres. Para que isso dê certo(e eu ainda não vi dar), é necessária uma conjunção astral e um supertécnico no comando. Exemplo; Brasil 2006, Argentina 2002.

Nosso amado volante e odiado treinador Dunga filosofa no terceiro... ai meu saquinho!!!

O pior de tudo é que ele ainda precisa de tempo pra conseguir fazer o primeiro tipo descrito bem feito... vamos sofrer, pois comemorar vitória de 3x2 sobre o Canadá apertado... eu não consigo... sinceramente.

Nenhum comentário: