segunda-feira, 9 de junho de 2008

GLBTT ou LGBTT?

Tanto faz...

Aprendi a pouco tempo que a sigla... mundialmente usada GLS não era nem nunca fora do movimento homossexual. Era um termo comercial para designar estabelecimentos destinados a orientação homossexual. O "S" em questão eram simpatizantes e compreendidos claramente como "gays de armário". Assim, entendi que eu sempre estive fora do movimento!

Então uma sigla foi criada para o movimento que prega a diversidade sexual... era o GLBTT ou Gays, Lésbicas, Bisexuais, Transgêneros e Transexuais (os dois "T" eu sempre confundo). Porém, na Conferência Brasileira GLBTT realizada neste mês foi aprovada a mudança para LGBTT. Alega-se que a mudança se destina a priorização da pauta de discussão dos direitos das lésbicas.

Eu acho uma grande bobagem debater isso. Entendo a simbologia, mas, por esse raciocínio os travestis e transexuais tem de reclamar e muito, pois são os últimos. Pode-se ainda chamar essa mudança de machismo. Afinal mulheres com orientação sexual "masculina" tem de vir antes que homens de orientação sexual "feminina"!

Grande bobagem... inútil até. Tanto faz a sigla... deviam aproveitar para massificá-la ao grande público e assim ter mais peso no imaginário popular em vez de se preocupar com bobagens.

3 comentários:

SampaVelox disse...

Ri MUITO da sua postagem.
Sei que o assunto é sério, mas ri demais. SOU LÉSBICA e tb fico me perguntando que tanto se mudam nomenclaturas. Mas se vc for conversar com os REAIS envolvidos no processo de discussão dos direitos voltados a homossexuais, verá que há muito sentido em tudo isso. Por exemplo: não se fala "homossexualismo" e sim "homossexualiDADE". GLS é uma nomenclatura comercial, GLBT foi o primeiro nome proposto, que virou GLBTT, que virou LGBTT. Eu fico imaginando isso pra cabeça de um hétero. Louco o lance! (risos)
E quer mais? As moradoras da Ilha de Lesbos entraram na justiça na Grécia e estão protestando contra o uso do termo "lésbica" para designar mulher homossexual. Por que? Porque LÉSBICA é somente quem nasceu na Ilha de Lesbos, na Grécia, independemente de ser hétero ou gay. E quer o melhor? ELAS JÁ GANHARAM A PRIMEIRA CAUSA (parece que alguns estabelecimentos e coisas do tipo tiveram de mudar de nome!). Agora, amigo, senta que lá vem história: terão de inventar MAIS UM NOME!
Abraços pra ti.

Fábio Ortolano disse...

Olá,

Fiquei feliz em encontrar uma postagem sobre o assunto, ainda mais por você se definir "simpatizante" ao movimento(foi o que entendi) e se interessar em falar sobre.
Também não entendo muito essa discussão sobre a sigla do movimento. Embora o posicionamento remeta uma hierárquia, se continuarmos a nos preocupar com isso acredito que pouco mudaremos. Se bem, que eu posso estar completamente enganado, e todas essas discussões tenham grande repercussão da briga por direitos igualitários.
Enfim, sou parte do grupo, militante e um jovem pesquisador da área.
Obrigado pela postagem. De qualquer forma a discussão é sempre válida.
Fábio Ortolano

Contra a Maré disse...

Ops... tudo okei!

Vi agora rsrsrs

Agradeço a atenção...