sexta-feira, 20 de março de 2009

Julio Cezar... e os Juizes

Esqueci de responder a vc... hehe

Os juízes até pouco tempo tinham 60 dias de férias por ano, mas acabaram com isso porque estava ficando feio e a imprensa começou a questionar como uma justiça que é tão lerda podia se dar a esse luxo...

Detalhe é que os juízes queixam-se de muito trabalho e má remuneração... vamos ver isso... (vou ser xingado pela minha irmã e meu cunhado... ambos do judiciário ou o que o valha rsrsrs):

- um Juiz ganha entre 12 e 24 mil reais por mês... variando do cargo e do estado.
- além disso, um Juiz que trabalhe numa comarca do interior do Ceará, por exemplo (desde que seja só 1 Juiz), tem um adicional por ficar responsável pela área eleitoral... o que significa um acréscimo de 2 a 3 mil reais nos seus vencimentos.
- a prefeitura sede da comarca dá a casa e desloca um funcionário para limpar a residência do Juiz, além de arcar costumeiramente com as contas de energia e água.
- é comum um Juiz assumir a comarca na terça pela manhã e sair de lá na quinta a tarde. (Segunda e Sexta?! Pra quê isso?!). É verdade que nesse período ele trabalha sem descanso até a noite na maioria dos casos. Porém, na minha visão isso não é isento de questionamento.
- foi criado um cargo de "analista judiciário" que nada mais é que um advogado que serve para fazer parte do trabalho do Juiz (supervisionado por ele). Tem Juiz que só vê os casos mais difíceis e em todos os demais só passa os olhos no resultado que o analista judiciário fez e assina.
- tem estado brasileiro e determinados cargos que ainda dão direito a um "carrão" com motorista para o Juiz.

Agora fala sério! É ou não é uma vergonha isso? E ainda tinham 60 dias de férias para desestressar... Sem brincadeira, acho isso muito exagerado.


Que pese o fato da grande responsabilidade dos juízes, da sua extrema importância e da necessidade de muito estudo e pesquisa (que demanda tempo). Porém é vergonhoso.

Um comentário:

Júlio Cézar disse...

Seus comentários estão perfeitos, mas o que eu questionei mesmo foi o verbo no pretérito: "faziam"???