sexta-feira, 20 de março de 2009

São José










SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO - Luiz Gonzaga

"Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané
Vou "coiê" pelos meus "caico" 20 espiga em cada pé
Pelos "caico" eu vou "coiê" 20 espiga em cada pé
Ai São João, São João do Carneirinho você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá
20 espiga em cada pé."

Acabo de sorrir - Hoje é dia de São José.
Santo católico importantíssimo para a cultura nordestina.
Acabo de sorrir porque choveu... pouco, mas choveu.
E para o nordestino isso é muito simbólico.
O dia de São José corresponde ao dia
de solistício de verão na maioria dos anos.
Há uma crença popular que se não chover
até o dia de São José ou no dia dele...
Não haverá inverno(chuvas) no ano.
O que significava até 30 anos atrás, fome e morte.
Hoje significa apenas pobreza (não que seja pouco).

Sendo assim VIVA A SÃO JOSÉ!!!
Esse ano terá inverno!!! Alegra-se o coração sertanejo!!!

Nenhum comentário: