terça-feira, 24 de março de 2009

Era uma vez a Educação...

Teve um dia que assisti a uma conferência do CIRO GOMES sobre Educação. Particularmente eu não morro de amores por ele como político mas é difícil negar que ouvi-lo falar é muito bom, mesmo que não concordemos com nada do que ele fala. Mas o fato é que ele apresentou uma coisa que concordo demais e aqui reflito.


As maiores personalidades políticas do Ceará com mais de 50 anos estudaram em escola pública, principalmente no Liceu. E é comum algumas pessoas dizerem que a escola pública era muito boa e hoje não presta mais. Além disso é comum esses políticos deixarem subentendido que são muito inteligentes porque são bem sucedidos vindos de escola pública... mas porque e como é isso?


É relativamente simples... o que acontece é que a Escola Pública de 50 anos atrás não era para todo mundo... era para rico! A Escola Pública era feita para a Elite. Não havia merenda e transporte escolar... nem o número de escola que temos hoje. A remuneração e respeito pelo professor eram outros e principalmente... analfabeto não votava.


Porém, com os ventos da redemocratização na década de 80 a Educação foi a cada dia universalizada como pública. Já na época da ditadura o ensino começou a ser privatizado na medida que havia estímulo para a criação de particulares e no sucateamento das instituições públicas.


Em resumo, proporcionalmente gastamos hoje o equivalente ao que se gastava com a educação a 50 anos atrás... porém a 50 anos a clientela era milhares de vezes menor...

Nenhum comentário: