quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Crônicas de Gelo e Fogo

Também conhecida genericamente como a Guerra dos Tronos.

Li a Guerra dos Tronos (vol.1) ano passado por indicação e curiosidade. Já nos primeiros capítulos só tinha um adjetivo em minha mente. Perfeito.

Li A Fúria dos Reis (vol.2), A tormenta das Espadas (vol.3), O Festim dos Corvos (vol.4) e terminei A Dança dos Dragões (vol.5) a um tempo atrás. Continuo achando perfeito, mas agora sou um turbilhão de emoções em relação a obra.

Primeiro, nutro um rancor e uma raiva grande do autor... Ele é incapaz de fazer uma história reta! rsrsrsrs Quanto mais complicado melhor... Quando pensamos que a coisa não pode ficar mais complicada ele consegue deixar ainda pior e mais e além.

E o pior de tudo, ele não se cansa de atrapalhar a vida dos personagens que gosto. Tragédia pouca é tolice, bom é a que destrói tudo. A vantagem é que ele ferra todos em proporções generosas e relativamente equitativas.

Segundo, fico ansioso dele morrer... Falta muito ainda. Espero ansiosamente pelo Volume 6.

Os 5 volumes já lançados no Brasil.
A estória é fantástica, que envolve magia, política, costumes medievais, guerras, amores, maldades e honra. Semelhante a vida comum, sem dragões, mortos vivos e seres malignos. Resumindo tudo, mas sem contar nada, tudo gira em torno das lutas que definirão quem ocupará o Trono Westerosi (porque eu detesto "spoiler" e resumos que contam o livro, assim como detesto "trailer" que conta todo o filme).

O surpreendente é que representa uma colcha de retalhos assombrosa com uma miríade de personagens e locações. As tramas se passam em Westeros, que outrora foi formada por 7 reinos que foram conquistados e unificados pela família Targaryen centenas de anos antes.

Além da ilha de Westeros temos as 7 Cidades Livres, a Muralha, o Mar Dothraki, a Bahia dos Escravos, as Ilhas Verão, as Terras pra lá da Muralha etc, trazendo as cidades de Pentos, Myr, Norvos, Bravos, Lys e Volantis, Nova Gris, Yunkai¨, Astapor, Meereen e Quart para enlouquecer todos os leitores num universo sofisticado.

Mapa das Crônicas de Gelo e Fogo

Mas não é só a diversidade de lugares mas a quantidade de personagens que encanta, inebria e confunde pois temos as famílias Stark, Arryn, Baratheon, Frey, Martell, Tully, Tyrell, Greyjoy, Bolton, Redwine, além da já citada Thargaryen e cada uma delas tem vários personagens que tem seus passos, interesses e ações retratados e retorcidos uns sobre os outros num grande enredo. A tudo isso some as estória e personagens do povo selvagem, dos mercenários das Companhias Livres do outro lado do mar estreito e das Cidades Livres. Regue tudo com magia e seres fantásticos, salpique amores e dores, adoce com muitas porções de surpresa, felicidade e desencanto refogado no desapego que teremos uma imagem mal acabada e distante da obra.
George R. R. Martin


Definitivamente, PERFEITA.

#naomorraagorageorgerrmartin
Termine antes rsrsrsrs (humor negro)

Nenhum comentário: