sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O rato, o sem-teto, o imbecil com câmera acoplada e a desqualificação da mídia

Não há limites para a iniquidade!

Achei esta imbecilidade na Globo.com, que insiste em reverberar esse tipo de coisa.
Está apresentado no You Tube (e eu não vou postar link para reproduzir essa idiotice) uma filmagem de um rato dentro de um vagão do metrô de Nova York.

O rato corre, passeia e sobe pela perna de um sem-teto, que dormia no vagão, até chegar ao rosto dele e acordá-lo. Obviamente o homem acorda com um grande susto e espanta o rato de maneira aflita.

Fico a pensar sobre o infeliz por trás da câmera. Que tipo de idéia e conceito esse jovem tem para achar divertido um animal transmissor de doenças subir pelas pernas de uma pessoa dormindo e acordá-la. O que leva uma pessoa a não preocupar-se com o outro, a não entender que o outro é um semelhante. Será que se a perna fosse de uma jovem bonita ele filmaria ou avisaria? O fato de ser um sem-teto dá permissão à cena de pretender ser comédia?

Não é engraçado as pessoas se machucarem, não é engraçado as pessoas passarem por situações de perigo, não é engraçado ridicularizar em grande escala outra pessoa. Não é! Não é divertido ver alguém se ferrar!

"Jackass" não é engraçado! Não é divertido!

A mídia norte-americana, local da cena, representada pelos diversos canais por assinatura que são veiculados no Brasil, apresenta uma série de programas feitos para consumo interno que enaltecem desastres, tragédias, incentivam o medo, o terror.

Não basta ter um programa de animais no "Animal Planet", tem de ser os mais selvagens, os mais venenosos etc. Tem programa exclusivamente sobre ataques de animais a pessoas, onde passam as filmagens de ataques reais, outro com o nome sugestivo de "Animais Assustadores" e ainda, "Assassinos de Jardim". Eu me pergunto: Qual a graça nisto? Ver alguém se machucar? Estimular minha sensação de insegurança?

A "Truh TV" apresenta programas como o "Fator Medo" dentre outros. E vários outros canais passam constantemente séries como "Cold Case", "CSI"(Miami, NY, Los Angeles...), "Mentes Perigosas", o "Índice da Maldade" e a lista segue.

Mas o ápice da estupidez televisiva na minha opinião são os programas de presídio. "Shows" como o "Atrás das Grades" e vários outros levam a vida a mostrar os detentos nas cadeias norte-americanas, por sinal a maior população carcerária do mundo, qualificando-os como selvagens, violentos, e irremediáveis. Brigas entre as gangues dentro das cadeias são quase estimuladas pela TV. Não refiro-me ao fato de realmente existirem conflitos nas cadeias de todo o mundo, mas de fazer disso um "show", de criar uma idéia, ou reforçá-la, de que os presidiários são irrecuperáveis, verdadeiros animais raivosos. Embora alguns assim o sejam, alimentar, ou criar, uma cultura de medo, intolerância e preconceito é inaceitável.

Não preciso falar que eu não assisto esses programas, correto?

Nenhum comentário: