sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

House


Sendo direto... abomino House. Considero um extremo "des-serviço" à saúde.

Também acho engraçado a chatice dele e seu comportamento cínico e agressivo, somado a uma enorme competência, estimula nosso lado ruim e nossa fantasia de dizer a todos exatamente o que pensamos...

Mas o personagem deveria ser detetive, policial, executivo, contador, mas nunca médico.

O pequeno poder do status e da prática médica já faz estragos suficientes sem a sua colaboração indesejada. House é 90% o que não se precisa em um médico. Grosso, imbecil, desumano, prepotente, Sarcástico, rebelde, perverso e egoísta. Seu foco de interesse é resolver um problema... é a sensação de poder... é a sedução do perverso 100% apresentada... posso tudo!!!

Sem falar que cria uma fantasia de que podemos sarar tudo, salvar a todos e isso é outra balela... Todos os casos de House são especiais, todos são curáveis e todos são possíveis economicamente. Pra quem não sabe, a saúde nos EUA não é pública e universal. Há um antendimento público para o básico, mas todo o aparato especializado fica a cargo do bolso do cliente. Enfim, se o doente não tiver dinheiro ou um bom plano de previdência... ele tá ferrado!!! Vamos falar mal do SUS, mas vamos combinar que no paraíso dos EUA morre muita gente por não poder pagar!!! Esse fato, aplicado na série House, mostra que as baterias infindáveis de exames caros que são solicitados pela equipe médica na prática são inviáveis financeiramente... além de ter 5 médicos (que fazem exames?) dedicados quase que exclusivamente ao caso... isso é raríssimo... extremamente improvável.

Para finalizar, os "pacientes"... muitos deles além de desrespeitados tem de se reconstruir depois... são traições reveladas... tentativas de suicídio expostas... as questões delicadas para as pessoas em são jogadas à mesa sem cuidado e depois fica no famoso... TE VIRA!!! House, apesar da competência quando vê alguém, só vê carne e sangue... não vê pessoas... só o físico importa... ele é uma PÚSTULA!!!

Nenhum comentário: