quarta-feira, 26 de março de 2008

A que altura irá o futebol???

Um ano atrás tudo começou , ou recomeçou, ou ainda, piorou, pois o debate é velho, com o alarde que fez o Flamengo após realizar um jogo pela Copa Libertadores da América a 4100 metros acima do mar. De lá pra cá o debate sobre os jogos na altitude pegou fogo e ganhou os noticiários mundiais. Muita gente apóia e muita gente questiona. E tenho andado fulo da vida com a abordagem parcial que se tem feito do problema.

Vamos aos fatos que reflito.

  1. Desde que a posição de cócoras foi inventada é de conhecimento público e notório de que jogar na altitude para pessoas que não estão aclimatadas é difícil.
  2. Uma pesquisa recente aponta claramente a grande vantagem que times de altitude obtém sobre equipes do nível do mar. Os times da casa tem 82% de chance de vitória na altitude pela queda de rendimento dos atletas não adaptados. O normal seria 53%. De quebra, ainda tem um aumento de resistência quando descem a ladeira, vejam o porquê dos maratonistas treinarem em lugares altos. (Veja vc mesmo: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL235664-5603,00-PESQUISA+INGLESA+QUANTIFICA+VANTAGEM+DO+TIME+DA+CASA+EM+ALTITUDE+ELEVADA.html)
  3. É certo que há questões políticas envolvidas, muitas. O atual presidente da Fifa inclusive já se declarou contra antes. A Conmebol não quer nem sonhar com isso. Existe muita discordância.
  4. E econômicas também. Vai prejudicar os países andinos de maneira significativa.
  5. E esportivas, pois interfere na possibilidade das torcidas presenciarem os jogos do seu time. Ou de acontecerem grandes jogos com os maiores times do continente .

Mas o que me enfurece é que o debate está polarizado entre a presunção de preconceito contra os times andinos e de politicagem da Fifa. Preconceito por quererem impedir o futebol em grandes altitudes e politicagem pela Fifa e a Conmebol não tomarem uma posição contra isso. Para completar, ainda tenho de assistir aquele palhaço imbecil (pessoa pela qual nutro pouquíssima estima) do Evo Morales (pior que ele só o safado do Hugo Chaves) chamar a imprensa para filmar ele jogando bola sem passar mal. Falta só no final ele dizer com uma cara redonda e estúpida:
- Ta vendo, eu nem morri!!!

Hô saco!

O que deveriam estar sendo discutidas são as questões de saúde envolvidas na prática de esporte por pessoas não aclimatadas a altitude. Se faz mal, proíbe, ou ainda, crie maneiras criativas de possibilitar os confrontos. Ninguém sério falou que não é possível praticar esportes físicos na altitude. O que é dito é que atletas vindos do nível do mar podem ter complicações. Quem já mora lá, pode correr duas maratonas todo dia que não tem problema.

Eu, em minha própria cabeça acho que faz mal. E nos documentos do departamento médico do Flamengo também acham. E o dossiê da CBF idem. E os relatórios da comissão responsável da Fifa confirmam.

Tenho um leve sentimento que estou certo nessa!

Nenhum comentário: