quinta-feira, 13 de março de 2008

Há essa Igreja...


Resisti bravamente, mas foi em vão. Não dá para não criticar a Igreja Católica. O que não quer dizer que as outras estejam com selo de garantia.

O que me deixa mais triste é o fato de que, nesse momento, a Igreja Católica Apostólica Romana está mais dentro de seu trilho como a muito tempo não se via. O que tento dizer é que esse Papa atual, com todas as suas polêmicas, representa exatamente o pensamento da Igreja. Diferente do anterior, que apesar de tradicional era muito mais cuidadoso e aberto ao diálogo.

Assim está hoje... a condenação do segundo casamento, do homosexualismo, a manutenção do celibato, o apoio da volta ao latim nas celebrações, a abominação da contracepção, a defesa intransigente do caráter único, perfeito e santo da instituição (único representante divino) e o obstinado desejo de controle do sexo. Igual como a Igreja prega originalmente. Essa mesma organização que defendeu e apoiou o Nazismo, o Facismo e outras ditaduras ativamente, matou milhares na "Santa Inquisição", enriqueceu vendendo a salvação, promoveu guerras, exilou doentes e hoje em dia defende descaradamente os abusadores de menores que proliferam em suas ordens, culpabilizando as vítimas e ameaçando as famílias de excomunhão. Ela que tem ojeriza a sexo, numa tradição machista e fútil, que descreve como "Pecado Original" o fato de nosso pais terem copulado para nossa concepção, tem o desatino de se afirmar infalível.

A Igreja que, discrimina os membros da América Latina, África e Ásia, rejeita toda e qualquer mudança, perdeu o "bonde". Mas ainda há, infelizmente, milhares que pensam igual a ela, ou ainda, decepam todo raciocínio lógico e repetem maquinalmente o que ela fala. Acredito que esse grande equívoco tenda a piorar muito ainda antes de melhorar. Ser Cristão e ser Católico são coisas profundamente diferentes!!!

Eu, marcando posição, sou um crítico feroz desse descalabro, que há muito abandonou a sina de fazer o bem a humanidade, ou nunca esteve nela.

Nenhum comentário: