quarta-feira, 26 de março de 2008

A que altura irá o futebol???

Um ano atrás tudo começou , ou recomeçou, ou ainda, piorou, pois o debate é velho, com o alarde que fez o Flamengo após realizar um jogo pela Copa Libertadores da América a 4100 metros acima do mar. De lá pra cá o debate sobre os jogos na altitude pegou fogo e ganhou os noticiários mundiais. Muita gente apóia e muita gente questiona. E tenho andado fulo da vida com a abordagem parcial que se tem feito do problema.

Vamos aos fatos que reflito.

  1. Desde que a posição de cócoras foi inventada é de conhecimento público e notório de que jogar na altitude para pessoas que não estão aclimatadas é difícil.
  2. Uma pesquisa recente aponta claramente a grande vantagem que times de altitude obtém sobre equipes do nível do mar. Os times da casa tem 82% de chance de vitória na altitude pela queda de rendimento dos atletas não adaptados. O normal seria 53%. De quebra, ainda tem um aumento de resistência quando descem a ladeira, vejam o porquê dos maratonistas treinarem em lugares altos. (Veja vc mesmo: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL235664-5603,00-PESQUISA+INGLESA+QUANTIFICA+VANTAGEM+DO+TIME+DA+CASA+EM+ALTITUDE+ELEVADA.html)
  3. É certo que há questões políticas envolvidas, muitas. O atual presidente da Fifa inclusive já se declarou contra antes. A Conmebol não quer nem sonhar com isso. Existe muita discordância.
  4. E econômicas também. Vai prejudicar os países andinos de maneira significativa.
  5. E esportivas, pois interfere na possibilidade das torcidas presenciarem os jogos do seu time. Ou de acontecerem grandes jogos com os maiores times do continente .

Mas o que me enfurece é que o debate está polarizado entre a presunção de preconceito contra os times andinos e de politicagem da Fifa. Preconceito por quererem impedir o futebol em grandes altitudes e politicagem pela Fifa e a Conmebol não tomarem uma posição contra isso. Para completar, ainda tenho de assistir aquele palhaço imbecil (pessoa pela qual nutro pouquíssima estima) do Evo Morales (pior que ele só o safado do Hugo Chaves) chamar a imprensa para filmar ele jogando bola sem passar mal. Falta só no final ele dizer com uma cara redonda e estúpida:
- Ta vendo, eu nem morri!!!

Hô saco!

O que deveriam estar sendo discutidas são as questões de saúde envolvidas na prática de esporte por pessoas não aclimatadas a altitude. Se faz mal, proíbe, ou ainda, crie maneiras criativas de possibilitar os confrontos. Ninguém sério falou que não é possível praticar esportes físicos na altitude. O que é dito é que atletas vindos do nível do mar podem ter complicações. Quem já mora lá, pode correr duas maratonas todo dia que não tem problema.

Eu, em minha própria cabeça acho que faz mal. E nos documentos do departamento médico do Flamengo também acham. E o dossiê da CBF idem. E os relatórios da comissão responsável da Fifa confirmam.

Tenho um leve sentimento que estou certo nessa!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Em terra alheia...

Como diria "Branchu"; "em terra de sapo de cócoras com ele"... mas respeito é bom e todo mundo gosta... nós, brasileiros também.

Esse tópico é para falar sobre as dificuldades dos brasileiros de entrar na Espanha, só pra começar...

Primeiro, hei de concordar que todo país tem o direito de não querer alguém de fora em sua casa... existem regras e elas devem ser cumpridas... caso contrário, RUA!!! Tudo certo. Porém, maus tratos e humilhação não convém a ninguém. O que tem sido feito a tempos na Espanha é um completo abuso e acho a posição do governo brasileiro corretíssima... mas tardia... Demorou!!!

Agora estou ADORANDO ver os espanhóis sendo deportados... e que pese o fato de que, aqui eles recebem melhor tratamento que o dispensado a nós por lá.

Pois é, os menos desenvolvidos também podem se defender...




quinta-feira, 13 de março de 2008

Tomo da Grandes Bobagens Esquecidas

É, e para não ficar com a imagem de iluminado e defensor da ética e dos bons costumes, quero lembrar a mim mesmo, que infinitas vezes fiz bobagens... tantas que não recordo... várias delas arduamente condenadas pela minha boca profana e pela minha crítica enfadonha.

Não as recordo, por vários motivos. Os maiores motivos são a quantidade, são muitas, e por segundo porque fico morto de vergonha... absolutamente empastelado de tanto arrependimento. E não precisa que alguém fale nelas. Basta que eu, sozinho, dirigindo na BR Santos Dumont, indo para casa me lembre de alguma... fico "pra vida não ter". Tenho vontade de ligar para todas as pessoas e pedir perdão encarecido e angustiado... mas não o faço... por machismo puro e decantado. Assim, coleciono minha lista de coisas que preferia não ter feito, calado e taciturno.

E o porque desse tópico? É porque agora mesmo lembrei de uma... e estou me sentindo igual a esse espécime canino da foto... como dizemos lá em casa:
- "Com cara de cachorro que cagou na sala"!
E o que me causa tanto constrangimento?
Digo é porra!!!

Há essa Igreja...


Resisti bravamente, mas foi em vão. Não dá para não criticar a Igreja Católica. O que não quer dizer que as outras estejam com selo de garantia.

O que me deixa mais triste é o fato de que, nesse momento, a Igreja Católica Apostólica Romana está mais dentro de seu trilho como a muito tempo não se via. O que tento dizer é que esse Papa atual, com todas as suas polêmicas, representa exatamente o pensamento da Igreja. Diferente do anterior, que apesar de tradicional era muito mais cuidadoso e aberto ao diálogo.

Assim está hoje... a condenação do segundo casamento, do homosexualismo, a manutenção do celibato, o apoio da volta ao latim nas celebrações, a abominação da contracepção, a defesa intransigente do caráter único, perfeito e santo da instituição (único representante divino) e o obstinado desejo de controle do sexo. Igual como a Igreja prega originalmente. Essa mesma organização que defendeu e apoiou o Nazismo, o Facismo e outras ditaduras ativamente, matou milhares na "Santa Inquisição", enriqueceu vendendo a salvação, promoveu guerras, exilou doentes e hoje em dia defende descaradamente os abusadores de menores que proliferam em suas ordens, culpabilizando as vítimas e ameaçando as famílias de excomunhão. Ela que tem ojeriza a sexo, numa tradição machista e fútil, que descreve como "Pecado Original" o fato de nosso pais terem copulado para nossa concepção, tem o desatino de se afirmar infalível.

A Igreja que, discrimina os membros da América Latina, África e Ásia, rejeita toda e qualquer mudança, perdeu o "bonde". Mas ainda há, infelizmente, milhares que pensam igual a ela, ou ainda, decepam todo raciocínio lógico e repetem maquinalmente o que ela fala. Acredito que esse grande equívoco tenda a piorar muito ainda antes de melhorar. Ser Cristão e ser Católico são coisas profundamente diferentes!!!

Eu, marcando posição, sou um crítico feroz desse descalabro, que há muito abandonou a sina de fazer o bem a humanidade, ou nunca esteve nela.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Amor

"É estar-se preso por vontade, é servir a quem vence o vencedor, e o ter por quem nos mata lealdade, tão contrario assim é o mesmo amor, sonho acordado e todos dormem, todos dormem... "

terça-feira, 4 de março de 2008

Frase da semana...

"Quem quer fazer as paradas erradas tem de saber trabalhar direito..."

Menor