quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ética e Imprensa

Excetuando a importância crucial desse tema, afirmo que só veio à tona porque recentemente vi dois exemplos claros de abordagem tendenciosa na grande imprensa.

Não falo das grandes revistas de circulação, os almanaques semanais, pois estes conseguiram sozinhos destruir sua isenção de maneira clara e irrestrita durante os últimos 10 anos, em minha opinião.

Falo desde os grandes fatos aos mais simples.

Em 25 de março observei o título de uma matéria, repetida rapidamente por vários veículos, de que o querido Ronaldo Angelin, cearense velho, zagueiro do Flamengo e pessoa da maior gentileza, teve seu carro rebocado numa Blitz da Lei Seca.
Quando lemos o título imaginamos... estava bébado, dirigindo alcoolizado, é irresponsável e etc.

Mas quando lemos a matéria percebemos que tudo não passou de uma habilitação vencida. Que não é bonito, mas não é tão feio. Fruto mais de desatenção do que de "mau-caratismo".

A mesma situação ocorreu com o Aécio Neves. Mesma situação! Ainda que no caso dele, houve recusa em fazer o teste do bafômetro.

A questão primal desse post é que existem "jornalistas" eu trabalhavam para vender e não para informar. Ora, blitz é blitz! Não existe essa de blitz da Lei Seca ou blitz da carteira vencida ou blitz do extintor vencido, toda blitz fiscaliza tudo, ou devia.

E concluo, a imprensa age de má fé, de maneira tendenciosa, sugerindo fatos polêmicos e sensacionalistas com objetivo puramente mercantilista. E quem se importa se por acaso o leitor só leia a manchete e ficar só com a má impressão da pessoa em foco? Afinal, Ética pra quê?

Obviamente a imprensa precisa se manter como negócio, mas existem formas mais honrosas e corretas de fazer isso.

Lamentável.

2 comentários:

carlos disse...

Ainda há jornalismo independente do poder económico, social e político aí no Brasil ? E ainda se discute ética jornalística ?? Vou emigrar para aí kkkkkkkkkkkkkk

Contra a Maré disse...

Pode imigrar... traga uma sacola de dinheiro(euros)compre coisas aqui e viva feliz e rico... muita gente faz isso... Há se eu tivesse uma sacola de dinheiro... não passaria por umas e outras...