segunda-feira, 11 de abril de 2022

O misterioso Esquema do Paulo Sousa

Como eu disse antes, ia ter que fazer um tutorial para explicar o esquema do Paulo Sousa, porque geral, inclusive gente que eu respeito muito, tem feito colocações muito equivocadas a meu ver. 

Eu não sou estudioso do tema, sou pitaqueiro, e na boa, só passei a me interessar a partir de 2019, porque o Jorge Jesus fundiu o pouco que eu sabia e fiquei realmente curioso para entender a tática dele. Até hoje não entendo bem (hehehe).

Vou mandar a letra agora, porque o PS flexibilizou o esquema no primeiro jogo da Libertadores, e ontem, no empate com emoção contra o Atlético-GO, manteve a mudanças. Ainda não posso falar bem dessas mudanças, mas pareceu-me que agora ele vai usar na saída de bola ou atacando um 3232 ou 3241 e defendendo um 442 ou um 451. Ainda não sei ao certo, mas com alguns jogos eu tiro minhas dúvidas.

Até o dia 5 de abril, no entanto ele usou quase 15 escalações diferentes no exato mesmo esquema tático. Até então, ele se recusou peremptoriamente a ceder um milímetro de suas convicções. Era um 343 conservador com três zagueiros, dois volantes, dois alas defensivos, 2 atacantes fora da área e com apenas 1 atacante de área. Vamos à demonstração desenhada! Destaquei mais de um aspecto em cada imagem, e os associei por cores. Usei como demonstrativo o jogo contra o Vasco no campeonato carioca com as imagens dos melhores momentos do Globo Esporte.

P.S. Eu, particularmente, não gosto nem um pouco do esquema original. Vou apenas demonstrá-lo e não tenho nenhuma intenção de defendê-lo.

 

Comecemos pela formação da Defesa. Era uma linha de 3 absoluta. 

E o padrão se repete.


Novamente.


Ai, mas eu vi uma linha de 4!!! Na minha opinião é engano seu, observe.

Vou tentar explicar como eu entendo que se forma essa falsa linha de 4, no esquema original dele.


E o ataque? Com 3, dois fora da área e 1 dentro da área, sendo, praticamente, os responsáveis por toda articulação ofensiva, visto que os alas se preocupam primeiro em defender e depois em apoiar.

Aí segue numa rara mudança de posição com os alas. Talvez na cabeça do Romântico (PS) isso deveria ocorrer sem para, mas não ocorre e acho difícil ocorrer.

Aí, para sacar a lógica da movimentação geral, aplicado ao esquema e dentro dos princípios do jogo posicional, vou tagarelar numa falha de recomposição da zaga.



E por fim, tentando costurar toda a lógica do esquema numa situação defensiva numa imagem só, ou quase isso:


Então, é um esquema falsamente ofensivo, que tem mais preocupações e falhas defensivas do que agressivas. Tem posse de bola e controle de território, mas tem baixa penetração e cria uma quantidade de chances de gol inferior ao esperado. Falta velocidade, falta criatividade e falta jogador polivalente. Não considero adequado ao elenco e o PS não parece preocupar-se em conhecer o elenco. Funciona muito na lógica de que os jogadores se adaptam ao esquema dele. É um erro. Vou colocar aqui um comentário do @ericfaria74 ao qual eu concordo de maneira integral:


 
E é isso. Agora é aprender direitinho as mudanças que ele implementou.


P.S. Seria pedir demais? Acho que sim...






 



Nenhum comentário: